Estrelinhas

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Reflexões: ‘A Jornada do Herói’ - Comentada. Christopher Vogler & ‘El Poder del Mito’. Joseph Campbell em Diálogo com Bill Moyers' -


Quem está familiarizado com as minhas aulas, sabe que dou uma importância gigante para os sábios ensinamentos do livro, O Herói de Mil Faces’, de Joseph Campbell. Mas eu acabo usando em particular um resumo da jornada do herói feita por Christopher Vogler, em seu livro, 'A Jornada do Escritor... (Marcelo la Carretta). 
  
“A DEIDADE EM MIM, SAÚDA A DIVINDADE EM TI!” - NAMASTÊ.
TRANSLATE - TRADUCTOR - TRADUZIR:
 -    ALIMENTADO POR Google Tradutor
Inglês francês alemão Espanha italiano holandês russoPortuguês japonês coreano árabe Chinês simplificado


Hoje é o dia de seu Aniversário? - Click on theAngels!

Música suave aquieta a mente, o coração e atrai a presença dos Anjos! Escolha sua música de fundo para ler os textos:
Tradutor: 
“Evite que o medo impeça você de realizar sua Divina missão!

O Anjo Guardião de seu Nascimento Físico. 

Aniversariantes de 27 de Julho a 03 de Agosto. Categoria angelical: Arcanjos. É responsável pela transmissão de mensagens importantes. Assegura os bons relacionamentos, a sabedoria e os estudos. Os Anjos desta qualidade são ágeis, rápidos e querem ver todos felizes nesta existência... ('A Magia dos Anjos Cabalísticos, p. 143. Monica Buonfiglio).

 
Anjo Guardião de 31 de julho: Umabel. Protege e orienta quem nasce em 07/Março, 19/Maio, 31/Julho, 12/Out.,  24/Dez. e 10 de Março. Carta do Tarot: O Carro. Número de Sorte: 07. Mês de Mudança: Julho. Planeta: Vênus. Hora: 20:00 às 20:20 da noite. Salmo 112.

Anjos Umabel: Este Anjo favorece as amizades, os estudos de astrologia, psicologia e esoterismo. Protege e influencia as pessoas para que se especializem e se destaquem em pesquisas dessas áreas... 


Preste Atenção aos seus Sonhos!
My Prayer’: 

Mensagem Angelical aos Presos em Penitenciárias
Quem cumpre pena numa Penitenciária, ao optar pela vida fora da lei dos homens, pode pensar que os Anjos não se interessam por eles. Mas, a ninguém os Anjos de Deus julgam; eles respeitam o livre-arbítrio do aprendizado no bem e no mal. E quando o Filho Pródigo, 'caindo em si', quer recolocar sua vida sob a égide das leis divinas, seu pedido de ajuda é atendido de imediato! Ninguém precisa acreditar nas minhas palavras. Faça, pois, uma solicitação justa aos Anjos de Deus. Peça e aguarde uma resposta inesperada em sonho vívido, livro, filme ou Internet”... (Carlos Campos de Raphael).

Conheça Rio das Ostras  (Litoral Norte do Rio de Janeiro).


Reflexões: ‘A Jornada do Herói’  - Introdução.
 
Ironicamente, para Joseph Campbell, autor de 'O Herói de Mil Faces', a finalidade do périplo do herói não é o engrandecimento de sua personalidade... E dizia em uma de suas conferências... É não identificar-se com nenhuma das figuras de poder experimentadas. O iogue hindu, lutando por sua libertação, identifica-se com a Luz e nunca regressa. Mas, ninguém com a vontade de servir aos outros se permitiria semelhante evasão. O objetivo último dessa façanha não deve ser a libertação nem a felicidade pessoais, senão obter a sabedoria e o poder para servir aos demais... ['El Poder del Mito'. Joseph Campbell en Dialogo com Bill Moyers, p. 16. Coleción Reflexiones. EMECE Editores. 1991].
 Reflexões: ‘A Jornada do Herói’ - Comentada.
Para quem não sabe, Vogler usou largamente esta estrutura para auxiliar os roteiristas a escreverem melhor suas histórias... 

Melhor: a estrutura parece lidar com 'algo mais místico'. Afinal, quem não consegue olhar a jornada do herói e se reconhecer nos seus passos? É como se o ciclo da vida em si estivesse sendo de alguma forma escaneada.

Quem está familiarizado com minhas aulas, sabe que dou uma importância gigante para os sábios ensinamentos do livro 'O Herói de Mil Faces', do Joseph Campbell. Mas eu acabo usando em particular um resumo da jornada do herói feita por Christopher Vogler em seu livro a Jornada do Escritor.

Pois bem, depois de muitos anos, finalmente consigo fazer uma ilustração/infográfico para a minha aula. Taí! Podem usar à vontade, desde que me creditem como autor da imagem. (lacarreta).

A Jornada do Herói – (Christopher Vogler).
É verdade que a estrutura vem do modo grego mais clássico de contar histórias. E o que é uma narrativa, senão o ato de conectar dramaticamente os eventos?. 

Agora, um resumo da Jornada do Herói, através dos 12 passos clássicos:

Mundo Comum – neste começo, tudo é normal. Chato, até. Até que surge um Arauto e conta ao Herói que existe um desequilíbrio na história... 

O começo em uma certa fazenda dos Skywalkers é um excelente exemplo. Aliás, é inevitável falar de 'Star Wars' – Uma Nova Esperança, já que o nosso amigo George Lucas o montou todo sobre 'A Jornada do Herói'...
01. Chamado à Aventura – Já que estamos em 'Star Wars': a mensagem holográfica enviada pela princesa Leia ao velho sábio Obi Wan Kenobi, transmitido pelo dróide R2-D2 (neste caso, o Arauto da história).

O Chamado à Aventura estabelece e deixa subtendido qual seria a missão real do herói: conquistar o tesouro ou o amor, executar vingança ou obter justiça, realizar um sonho, enfrentar um desafio ou mudar uma vida.

02. Recusa do Chamado – Medo – hesitação. A essa altura, em 'Guerra nas Estrelas', Luke (o Herói) recusa o Chamado à Aventura que lhe faz Obi Wan (Mentor), e volta para a fazenda dos tios, onde descobre que eles foram atacados pelas tropas do Imperador.

De repente, Luke não hesita mais e fica ansioso para sair em sua busca. O mal causado pelo Império passou a ser uma questão pessoal. E ele fica motivado.

03. Encontro com o Mentor – A função do Mentor é preparar o herói para enfrentar o desconhecido. Pode lhe dar conselhos, orientação ou um equipamento mágico. Aliás, é função do Mentor sempre presentear nesta etapa com um amuleto que reitere a jornada do herói...
Obi Wan, em 'Guerra nas Estrelas', dá a Luke o sabre de luz que foi do pai dele. Mas pode ser um escudo, uma capa de invisibilidade, um anel...

04. Travessia do Primeiro Limiar – Este é o momento em que a história decola e a aventura realmente se inicia. A música-tema aumenta, o navio faz-se ao mar, o romance começa, o trem parte. E Han Solo sai daquele seu jeito desgovernado com a Millenium Falcon…

05. Testes, Aliados, Inimigos (ou, na minha opinião, a fase do boteco) – É impressionante perceber que quase todo filme tem uma “fase do boteco”. Até o Frodo em 'O Senhor dos Anéis' achou um!

Mas essa obsessão pela farra tem uma explicação: se você fosse para um mundo aberto, cheio de perigos, o que você faria? Tentaria socializar primeiro, claro! Não vamos para onde as feras atacam, vamos ao lugar onde elas bebem e socializam! 

Não é um conselho sábio? Em 'Guerra nas Estrelas', a cantina é o cenário de uma aliança fundamental com Han Solo, e de uma importante rivalidade com Jabba, o Hutt, que vai à forra, dois filmes depois, em O Retorno de Jedi...
06. Aproximação da Caverna Oculta – Finalmente, o herói chega na fronteira de um lugar perigoso, por vezes subterrâneo e profundo, onde está escondido o objeto/objetivo de sua busca... 

Aqui ele percebe a fria onde ele se meteu, e de como ele é pequeno diante do perigo iminente. Aproximação da Caverna Oculta está representada quando Luke Skywalker e seus companheiros são sugados para dentro da Estrela da Morte, onde vão enfrentar Darth Vader e libertar a princesa Leia.

07. Provação – Aqui se joga a sorte do herói, num confronto direto com seu maior medo. Ele enfrenta a possibilidade da morte e é levado ao extremo numa batalha contra uma força hostil.

Provação é um “momento sinistro” para a plateia, pois ficamos em suspense e em tensão, sem saber se ele vive ou morre. O herói, assim como “Jonas”, está “no ventre da fera”. 

08. Em Guerra nas Estrelas, é o momento terrível, nas entranhas da Estrela da Morte, em que Luke, Leia e seus amigos são aprisionados no triturador de lixo. 

Luke é puxado para baixo pelo monstro que vive no esgoto, e é mantido tanto tempo lá dentro que você começa a se perguntar se ele morreu. 

Toda história necessita de um momento de vida-ou-morte, no qual o herói está frente a um perigo mortal. Se o filme construiu bem a empatia do herói, o público sofre muito nessa hora...

09. Recompensa (Apanhando a Espada) – Após sobreviver a morte, derrotar o dragão ou liquidar o Minotauro, o herói tem motivos para celebrar; ele pode se apossar do tesouro que veio buscar, sua Recompensa. 

Por vezes a “espada” é o conhecimento e a experiência. Por muitas vezes, é a primeira noite de amor de um casal. Em 'Guerra nas Estrelas', Luke salva a princesa Leia e captura os planos da Estrela da Morte, fundamentais para derrotar Darth Vader.

10. Caminho de Volta – Mas o herói ainda não conseguiu sair do local hostil, ou ele deixou pontas soltas na sua fuga. 

Estamos passando agora para o terceiro ato, no qual ele começa a lidar com as consequências de ter-se confrontado com as forças obscuras da Sombra. 

Se ainda não conseguiu se reconciliar com os pais, os deuses, ou as forças hostis, estes podem vir furiosos atrás dele. Algumas das melhores cenas de perseguição surgem nesse ponto, quando o herói é perseguido no Caminho de Volta. 

Aqui, o herói percebe, então, a sua ‘falsa recompensa’. Se mente, é desmascarado. Se está em negação, é hora de assumir de vez que ele tem ‘uma tarefa a cumprir’.

11. Ressurreição – Muitas vezes, este é um segundo momento de vida-ou-morte, quase uma repetição da morte e renascimento... 
A Sombra(*) faz um último movimento desesperado, antes de ser finalmente derrotado. O herói está mais sisudo, mais comedido, e mais determinado na sua missão... 

É comum ouvir da boca dele expressões como “há algo que eu tenho que fazer”; ou mesmo “há algo que eu tenho que fazer sozinho”.

12. Retorno com o Elixir – O herói retorna ao Mundo Comum, mas a jornada não tem sentido se ele não trouxer de volta um Elixir, tesouro ou lição do Mundo Especial. 

Algumas vezes, o Elixir é o tesouro conquistado na busca, mas pode ser o amor, a liberdade, a sabedoria, ou o conhecimento de que o Mundo Especial existe, mas se pode sobreviver a ele. 

Outras vezes, o Elixir é apenas uma volta para casa, com uma boa história para contar. Luke Skywalker derrota Darth Vader [sua Sombra]*, (por enquanto) e restaura a paz e a ordem na galáxia...
(*) SombraPara descrever e definir o conceito de sombra, Carl Jung parte da experiência humana em geral, do fato de que não temos apenas lados bons e luminosos, mas também lados sombrios. Por sombrio entendem-se aqui todos os traços obscuros de caráter e os aspectos obscuros da personalidade... ['Léxico dos Conceitos Junguianos Fundamentais', p. 122. Edições Loyola]. 
No final desta jornada, vale destacar: se o herói volta com algum elixir, trata-se de uma aventura, uma jornada com começo, meio e fim, no qual todos os personagens saem transformados... 

Se ele não leva lição alguma aprendida, o herói está fadado a repetir a aventura (muitos filmes do gênero comédia usam esse final, quando um personagem tolo se recusa a aprender sua lição e embarca na mesma bobagem que o meteu em trapalhadas da outra vez). 

Mas o melhor é quando você está assistindo um filme onde o herói MORRE. Qual o sentido de uma jornada imensa, se o herói morre no final?

Simples. Ele não morreu em vão: o herói morreu para ensinar algo a VOCÊ, incauto e imaturo expectador. E você sai do cinema em frangalhos, achando que a vida não presta. 

A esse filme, damos o nome de drama. E a arte imita a vida, e vice versa. É por isso que gostamos tanto de filmes: é um paradoxo entre viver experiências que nunca viveríamos, e experimentar trechos de nossa própria vida através dos ângulos de um estímulo audiovisual...

Espero que tenham gostado! Depois, faço um update com os arquétipos que norteiam a jornada do herói. (La Carretta).
[Fonte: http://lacarreta.com.br/jornada/ https://portaldeanjos.blogspot.com/].

Em Destaque: Veja também - See also:
Christine Day - TRANSMISSÃO PLEIADIANA PADRÃO DE FREQUÊNCIA PARA O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO - Março 2020.

*Alcançando imunidade contra o Corona vírus*

* ATENÇÃO* - NESTA TRANSMISSÃO RECOMENDAMOS:

1. Assistir primeiramente todo o vídeo para familiarizar-se com os comandos de Christine Day. 

2. Ou... Ter uma pessoa ao seu lado lendo as legendas, facilitando ainda mais você a entrar no processo de receber esta poderosa energética...
Christine Day - TRANSMISSÃO PLEIADIANA PADRÃO DE FREQUÊNCIA PARA O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO - Março 2020.

Fonte: http://anjodeluz.ning.com/profiles/blogs/transmiss-o-pleiadiana-padr-o-de-frequ-ncia-para-o-seu-sistema
Publicada por Filipe Novais / Repassado por https://portaldeanjos.blogspot.com/].

Veja também - See also:
Terapia Gerson, criada pelo médico alemão Max Gerson (1881-1959), baseia-se em dieta alimentar natural, ervas e plantas como na medicina Ayurveda”.

É fato científico comprovável que a Terapia Gerson cura câncer, como quase todas as outras  doenças crônico-degenerativas. (Charlote Gerson. 84 anos).


Você que veio das estrelas, / E sente agora no recanto/ Mais íntimo de sua Alma, / Que chegou o momento de reencontrar, / Na Terra, a sua Família Universal”... (Wagner Borges).

‘O CÍRCULO SAGRADO DA VIDA
Neste Círculo, somos todos iguais. Não há ninguém na frente de ti e nem mais atrás de ti. Ninguém está acima de ti, nem abaixo de ti. O Círculo é sagrado porque foi desenhado para criar Unidade... (Sabedoria Indígena Lakota-Sioux). 

tony'sgift
Vídeos em destaque:
Você que veio das Estrelas’. Wagner Borges 

[Vídeo Viajante das Estrelas. Repasse de portaldeanjos.blogspot.com/].



“Um Anjo para você! Não precisa saber o nome do seu Anjo, basta lembrar dele como uma Luz a iluminar o seu Caminho!

 A Divindade em mim, saúda Deus em Ti!
Luz, Amor e Paz! 
(Carlos Campos de Raphael - Encontre-nos também no Facebook).
[Editado e repassado em 31.07.2020. Rio das Ostras - Litoral Norte do Rio de Janeiro.  ].