“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”... (Saint-Exupéry).
Anjo da Guarda do Dia: ‘JELIEL’. 2º Anjo. Categoria ‘Serafins’. Príncipe-Arcanjo: Metatron. Protege nascidos em 21/Março, 02/Junho, 14/Agosto, 26/Out. e 07/Janeiro. Carta do Tarot: O Ermitão. Salmo: 21. Planeta: Júpiter. Número de sorte: 9. Mês de mudança: Setembro. Hora: 00:20 às 00:40 da noite... "Este anjo é invocado para acalmar as revoltas populares, obter ganho de causa contra as pessoas que nos atacam judicialmente e para restabelecer a felicidade conjugal, trazendo paz entre os esposos. Este Anjo tem domínio sobre patrões e empregados, ajudando a manter a harmonia. Características individuais: Quem nasce sob esta influência, gosta de fazer tudo de modo rápido e quando criança não tem paciência para ouvir os professores, pois lhe parece que as informações já estão em sua cabeça. Tem desde criança, intuição para o que é certo ou errado. No íntimo, acredita não estar na Terra por acaso, e sabe que sua família é kármica, sentindo por isso certa obrigação de ajudá-la. Extremamente amoroso, exalta a verdade e o amor fraterno universal. Suas emoções são tão fortes, que são vivenciadas em conjunto pelo seu Anjo. Nunca se deixa influenciar negativamente e tem sobriedade para dominar qualquer tipo de situação. É portador da paz onde existe conflito, defende a verdade e detesta a violência. Adora os animais, ama as flores, as florestas e toda a natureza. Provavelmente tem nome ou sobrenome de algum santo e proteção 'santificada'. As pessoas o consideram 'mágico', devido ao bom humor com que resolve as situações mais variadas, saindo-se sempre muito bem. É vaidoso gosta de se embelezar, usar perfumes caros e andar sempre na moda"... Profissionalmente: "Poderá brilhar como diretor, poeta ou trabalhar com estética. Descobrirá o mundo angelical através do Amor. Este Anjo da Guarda aprova, no seu dia-a-dia, a agilidade que tem de falar e escrever"...
Gênio contrário (**): "Domina o egoísmo, a tirania, a insensibilidade e a maldade. Domina quem maltrata os animais, desune os esposos, é perverso com os pais, irmãos, crianças e tem intenso amor por si próprio. Se viajar para fora do país, desacata as leis internacionais"... [Fonte: 'Anjos Cabalísticos', p. 53/54. Monica Buonfiglio. 1993].
(**) 'Gênio contrário', ou aspecto 'sombra' junguiano, manifesta-se através de estados e/ou pensamentos negativos, problemas psicológicos não resolvidos e na depressão. Aflora em geral nos aspectos sombrios inconscientes da persona - em total oposição às qualidades do anjo da guarda. Daí ser representado nas alegorias religiosas ora como Mara (Budismo), e Satanás (que significa, "o opositor")... O 'gênio contrário' perde seu poder sobre o inconsciente quando nos conscientizamos desses aspectos sombrios em nossas ações impulsivas e reações negativas, e aprendemos a lidar e controlar tais impulsos e integrá-los à luz da consciência: "As trevas não suportam a Luz!"... (Campos de Raphael).
'SERAFINS': [Os cabalistas falam de nove categorias angelicais, cada qual contendo 9 Anjos, sendo 8 orientados e regidos por um Príncipe-Arcanjo. No caso da categoria 'Serafins', é Metatron. As qualidades a seguir aplicam-se às pessoas nascidas sob a regência dos 'Serafins']: "É a categoria mais próxima de Deus. Apesar de saber que Anjo não tem idade ou sexo, eu diria que os 'Serafins' são os mais 'velhos' e os mais responsáveis de todos os Anjos. A captação energética desta qualidade angélica é muito elevada"... Características da personalidade: "Geralmente individualistas, impulsivos, detestam a insegurança ou a imprudência dos mais próximos. Sinceros, passionais, muitas vezes não conseguem compreender as pessoas. Fazem tudo de modo rápido e independente enfrentando a vida sem medo; comportam-se diferente dos demais do grupo. Gostam de queimar energia com esportes ou muito trabalho. Frequentam qualquer tipo de lugar, são como camalões. Estudam várias coisas oa mesmo tempo e acreditam ser Deus a Suprema Inteligência que orienta a mente humana. Sabem valorizar e administrar o dinheiro que recebem por seu trabalho. Têm facilidade de projeção astral (saída do corpo) e adoram conhecer o futuro. Sentem-se de certo modo responsáveis pelo destino dos amigos e familiares, estando por isso sempre em posição de liderança. A adolescência é muitas vezes um período difícl, podendo aparecer rivalidade com o pai; adoram a mãe"... Profissões: "Meios de comunicação em geral, mecânica ou automobilismo, escultor, cirurgião, médico, filósofo"... Trabalho: "Não gostam que os obriguem a qualquer compromisso, pois desde crianças têm consciência de todos os seus deveres e obrigações. Atuam melhor quando em atividades independentes ou assumem postos de comando. Demoram para encontrar uma profissão que os satisfaça plenamente. Ficam grande parte de suas vidas ocupados com o trabalho, que por isso não pode ser monótono. Têm ótimas ideias, mas devem ter cuidado ao administrá-las, porque as vezes são distraídos e nem têm muita paciência com o dinheiro. O que gostam mesmo é de trabalhar"... Sentimentalmente: "Não gostam de ficar sozinhos, mas precisam do seu espaço. Gostam de mandar. São românticos, ansiosos, possessivos e têm tendência ao casamento. Cuidado para não abusar de sua paciência"... Ambiente: "Para ancorar em sua casa, um anjo da qualidade 'Serafins', necessita de muita limpeza, paredes brancas, pintadas e sem nenhum tipo de traça ou inseto. Toalha branca. Livros, porque o elo da ancoragem é mental"... Mestre Ascensionado: "EL MORYA. Protege estudiosos do esoterismo e suas escolas. El Morya, em outras encarnações foi Abraão (príncipe dos Caldeus), Melchior (junto com Gaspar e Baltazar, levou riqueza e conhecimento à Jesus) e no século V foi Arthur"... [Fonte: 'Anjos Cabalísticos', p. 51/52. Monica Buonfiglio].
Escolha abaixo uma música que aquiete a mente e 'fale' ao seu coração... Minimize, reabra o portal e a ouça durante a leitura:
‘Merlin’s Magic’. Angelic Heavenly. (1h:02).
Dicas de Raphael & 'Anjos de Cura':
'Bicos de papagaio', dores de coluna, articulações, pedras nos rins?
Podem provir da carência de magnésio no seu organismo! Veja o segredo médico revelado por este experiente Clínico, Dr. Luiz Moura:
VÍDEOS INFORMATIVOS: Alimentação: Parece estar havendo uma conscientização maior sobre a importância do vegetarianismo, para a saúde e o meio ambiente. Veja:
Localização de Rio das Ostras/RJ. (Mapas Google).
ANJOS & SUA ATUAL ATIVIDADE NO CORPO ASTRAL HUMANO (Rudolf Steiner).
"Os fatos expostos na Ciência Oculta nos revelam que houve colaboração de várias hierarquias na formação dos envoltórios do ser humano. E constatamos a extrema complexidade daquilo que nos envolve, isto é, nossos corpos físico, etérico e astral"...
No entanto, essas hierarquias não só contribuíram para a formação de nossos invólucros, como atuam continuamente dentro de nós mesmos. Não o pode compreender aquele que considera o ser humano apenas como um amálgama de ossos, sangue, carne, etc., tal como é representado pela ciência natural, a Fisiologia, a Biologia ou a Anatomia.
Ao estudar a verdadeira natureza do conjunto formado por esses envoltórios do ser humano, vemos os seres espirituais das hierarquias superiores cooperar, metódica e sabiamente, em tudo o que neles se passa, sem que tenhamos consciência disso.
A descrição da colaboração dos espíritos das hierarquias para o surgimento do homem, apresentada em linhas gerais na minha 'Ciência Oculta', nos dá a medida de quanto tais processos devem parecer complicados. No entanto, só poderemos compreender [a totalidade] do ser humano se nos aprofundarmos, de maneira correta e minuciosa, nestes assuntos.
Ora, a própria formulação de perguntas constitui, nesse domínio, algo extremamente difícil, dada a complexidade das perguntas concretas. Bastará imaginar alguém perguntando o seguinte: Qual é neste momento da evolução humana, a atuação digamos da hierarquia dos Serafins ou daquela dos Dominações em nosso corpo etérico?
Essa pergunta, com efeito, equivaleria à de alguém que indagasse se o tempo em Lugano [Suiça] está ou não chuvoso neste momento. Não se pode responder a nenhuma dessas perguntas por meio de uma teoria ou através de uma reflexão, e sim mediante a familiarização com os fatos...
Do mesmo modo, é necessário inteirar-se da realidade dos fatos para se saber, por exemplo, qual é a tarefa dos Espíritos da Sabedoria, ou dos Tronos, nesta época, em nosso corpo etérico. Semelhante pergunta, no entanto, é extremamente complexa, e tudo que podemos fazer é aproximar-nos paulatinamente das regiões onde surgem tais perguntas.
Trata-se de um campo em que as asas do homem não crescem até o céu; e certamente não corre o perigo de tornar-se orgulhoso e arrogante ao buscar o verdadeiro conhecimento.
Os fatos que podemos enxergar claramente são aqueles que se revestem, para nós, de interesse mais imediato... Devemos, porém ver com clareza esses fatos, se não quisermos adormecer no que diz respeito ao conhecimento da evolução do ser humano.
Não pretendo, pois falar-lhes sobre o problema tão vago e indefinido - embora concreto - como seria a pergunta: Que fazem os Dominações ou os Tronos em nosso corpo etérico?
- Focalizaremos outra pergunta, não tão vaga ou indeterminada, mas suscetível de interessar ao homem da atualidade. A pergunta é: "Que fazem no corpo astral, na época atual, os seres mais próximos do homem, ou seja, os Anjos?"
- Se observarmos a nossa entidade interior, constataremos que o corpo astral é o mais próximo do Eu humano; podemos, pois, antecipar que a resposta à pergunta formulada terá, para nós, um interesse bastante grande.
Os Anjos são a hierarquia imediatamente superior à dos homens. E a nossa pergunta é, portanto, modesta. Como veremos logo adiante, reveste-se de grande importância a resposta a esta pergunta: Que fazem os Anjos no corpo astral humano, precisamente nesta época da evolução da humanidade no século XX, que começou no século XV, para durar até o início do terceiro milênio?
Ora, o que se pode dizer, de maneira geral, sobre a possibilidade de uma resposta a tal pergunta? Tudo o que podemos dizer é que a pesquisa espiritual, levada a sério, não brinca com palavras e conceitos, e sim penetra realmente em um campo onde o mundo espiritual se torna perceptível. E uma região tão próxima como a dos Anjos pode tornar-se objeto de observação direta. Todavia, só na época da alma-da-consciência torna-se possível uma resposta fecunda.
Talvez lhes ocorra a ideia de que também em outras épocas pode ter ocorrido essa pergunta, tendo sido respondida - podendo-se, aparentemente encontrar aí uma resposta.
No entanto, a nossa pergunta não poderia ter encontrado resposta na época da clarividência atávica, nem na civilização greco-romana - pela simples razão de que as imagens surgidas na alma, graças à clarividência atávica, obscureciam as observações sobre a atuação dos Anjos em nosso corpo astral.
Nada se via, justamente por causa das imagens resultantes da clarividência atávica. E na época greco-latina o pensar ainda não era tão vigoroso como agora... A faculdade de pensar revigorou-se na era das ciências, de modo que é justamente neste período da alma-da-consciência que se pode formular uma pergunta como a nossa...
A fecundidade da nossa Ciência Espiritual evidencia-se, pois, no fato de não emitirmos teorias, mas de sermos capazes de dizer algo de grande relevância para a vida.
Só poderemos observar a atividade dos Anjos em nosso corpo astral se atingirmos um grau de clarividência que nos permita perceber o que nele se passa. Portanto, para podermos dar resposta à referida pergunta devemos atingir pelo menos certo grau de cognição imaginativa...
Veremos então que esses seres da hierarquia angélica formam de certa maneira imagens no corpo astral - cada um dos Anjos individualmente, já que cada um deles tem uma tarefa a cumprir junto a determinado ser humano, como também num sentido comum.
Sob a orientação dos Espíritos da Forma, esses Anjos formam imagens. Se não alcançarmos o conhecimento imaginativo, ignoraremos o fato de haver uma produção constante de imagens que se formam e desaparecem em nosso corpo astral. Se não houvesse essa formação de imagens, a evolução futura da humanidade não corresponderia às intenções dos Espíritos da Forma.
O que estes pretendem realizar até o fim da evolução terrestre, e mais além, deve ser vazado em imagens, e é a partir destas que surgirá uma nova realidade, isto é, a humanidade transformada. E essas imagens em nosso corpo astral já são criadas pelos Espíritos da Forma através dos Anjos.
Os Anjos plasmam imagens no corpo astral que podem ser percebidas por meio de um pensar desenvolvido para a clarividência. Essas imagens podem ser investigadas; revelarão então que se formam em obediência a impulsos e princípios bem definidos. A maneira como são formadas contêm, de certo modo, forças que atuam sobre a evolução futura da humanidade.
Pode parecer absurdo, mas quem observa os Anjos durante sua atividade constata neles a existência de uma determinada intenção relacionada à Estrutura Social da vida humana na Terra; seu desejo é produzir nos corpos astrais imagens suscetíveis de dar origem a certos aspectos sociais no convívio futuro da humanidade.
Podem os homens negar que os Anjos queiram implantar-lhes ideais para o futuro; mas na verdade é assim. Por outro lado, essa formação de imagens por parte dos Anjos obedece a um princípio espiritual bem definido, ou seja, o de que ninguém deve, no futuro, usufruir egoística e tranquilamente da própria felicidade se outros, a seu lado, estiverem infelizes.
Reina, portanto, no que se refere às relações sociais na vida física, o impulso da mais absoluta Fraternidade e união da espécie humana - uma fraternidade consciente e corretamente compreendida. Este é, da parte dos Anjos, o primeiro critério que rege a formação das imagens no corpo astral humano.
Existe, porém, um segundo critério: os Anjos exercem sua atividade plasmadora não só de acordo com certas intenções quanto à vida social exterior, mas também com determinadas intenções no que se refere à alma humana, isto é, à vida anímica dos seres humanos. Neste caso, a implantação de imagens no corpo astral visa a que cada indivíduo veja, futuramente, em qualquer ser humano, um aspecto divino oculto.
Bem entendido, o trabalho dos Anjos tem por finalidade uma mudança. Não mais devemos considerar, na teoria e na prática, o homem como um animal mais evoluído, atendo-nos apenas à suas qualidades físicas.
Devemos abordar todo ser humano com o sentimento plenamente desenvolvido de que através dele, através de sua carne e de seu sangue, revela-se algo que se origina nos fundamentos divinos do mundo. Compreender o homem como imagem manifesta do mundo espiritual, de maneira tão séria, forte e inteligível quanto possível - eis o que os Anjos introduzem nas suas imagens.
Se isto for plenamente realizado, haverá uma consequência bem definida. Toda livre religiosidade que se desenvolver futuramente na humanidade basear-se-á no reconhecimento - não em teoria, mas na prática da vida - de que todo ser humano foi criado à imagem da Divindade.
Não poderá existir qualquer coação religiosa, nem haverá então necessidade de que exista, pois o encontro de um homem com qualquer outro irá constituir, por si só, um ato religioso, um sacramento. Ninguém precisará manter a vida religiosa por meio de determinada igreja ou instituições exteriores no plano físico... A igreja dotada de uma verdadeira compreensão de si própria poderá ter, como intenção única, a de tornar supérflua a sua existência no plano físico, já que toda a existência será uma manifestação do supra-sensível - [a Divindade manifestada em todos os seres humanos].
A atividade dos Anjos, pelo menos como impulso subjacente, visa a proporcionar aos homens uma completa liberdade religiosa. Mas existe ainda um terceiro motivo: dar aos homens a possibilidade de transpor o abismo para chegar à vivência do espírito por meio do pensar.
Ciencia Espiritual para o espírito, liberdade religiosa para a alma, fraternidade para os corpos: eis aquilo que permeia qual uma música cósmica, a atividade dos Anjos nos corpos astrais dos seres humanos.
Basta elevar a consciência a um novo nível para que se possa ter a visão daquele maravilhoso campo de trabalho dos Anjos dentro do corpo astral humano...
Acontece que vivemos na era da alma-da-consciência - e é no decorrer desta era que os Anjos realizam no corpo astral humano aquilo que acabo de expor. Os homens deveriam adquirir, pouco a pouco, uma compreensão consciente desse fato pertinente à evolução humana...
Como se chega a fazer semelhante afirmação? Onde se pode constatar essa atuação?
Pois bem, hoje podemos encontrá-la no homem adormecido, nos estados de sono entre o adormecer e o despertar. Encontramo-la, também, no estado de sono durante a vigília. Já afirmei várias vezes existir indivíduos que, mesmo acordados, passam como sonâmbulos pelos fatos mais importantes de suas vidas. Posso assegurar-lhes que quem vive conscientemente encontra muitos indivíduos adormecidos; ignoram o que ocorre no mundo, pessoas desligadas, que não tomam conhecimento do que se passa a sua volta.
Muitas vezes os grandes acontecimentos mundiais tocam os homens do mesmo modo como os acontecimentos de uma cidade são percebidos por quem dorme... não obstante estarem as pessoas aparentemente acordadas. Mas é justamente, devido à sua sonolência, que esses indivíduos, embora acordados, deixam de vivenciar algo importante, que se desenrola em seus corpos astrais - independentemente do que queiram ou não saber - sobre a referida atividade dos Anjos...
Esses fatos ocorrem de uma maneira que aos homens pode parecer enigmática, senão paradoxal. Pode alguém ser julgado indigno de estabelecer determinados contatos com o mundo espiritual?
Na realidade, tal pessoa atravessa em sono tudo o que acontece ao redor; mas em seu corpo astral um Anjo [em geral o seu Anjo da Guarda], está atuando por conta de toda a comunidade dos Anjos, trabalhando em prol do futuro da humanidade. Não obstante, o corpo astral é usado, o que pode ser verificado pelo clarividente que o observa.
O que importa, no entanto, é ter-se consciência dessa situação. A alma-da-consciência deve elevar-se ao reconhecimento daquilo que só dessa maneira pode ser constatado.
Estabelecidas essas premissas, os Amigos compreenderão meu empenho em chamar-lhes a atenção para o fato de que esta era da alma-da-consciência corre ao encontro de um acontecimento deterrminado, e que, justamente por estarmos lidando com a alma-da-consciência dependerá dos próprios homens a maneira como esse acontecimento se realizará no contexto da evolução da humanidade.
Vejam, esse acontecimento poderá realizar-se cem anos mais cedo ou cem anos mais tarde, mas realmente deveria realizar-se no âmbito da evolução humana. Esse acontecimento consiste no seguinte: os homens deveriam, pelo simples uso de sua alma-da-consciência, do seu pensamento consciente, ter uma VISÃO daquilo que os Anjos fazem para preparar o futuro da humanidade.
Os ensinamentos da Ciência Espiritual devem tornar-se, nesse domínio, uma sabedoria prática da vida, a ponto de os homens terem a convicção de que cabe à sua própria sabedoria reconhecer os intuitos dos Anjos, tal como os caracterizei.
Mas o gênero humano tem feito, em sua aproximação da liberdade, um progresso tão grande que somente dependerá do ser humano a possibilidade de passar por esse acontecimento dormindo ou ir ao seu encontro em plena consciência.
O que significa ir ao seu encontro em plena consciência? Significa apenas o seguinte: - Atualmente, pode-se estudar a Ciência Espiritual; ela existe, e nada mais será necessário fazer senão estudá-la. Favoreceremos a evolução se, além disso, nos dedicarmos a toda espécie de meditação, e se levarmos em conta todas as recomendações práticas fornecidas na obra 'O Conhecimento dos Mundos Superiores' ( A Iniciação).
No entanto, quando se estuda e compreende a Ciência Espiritual em plena consciência, já se faz o essencial. Pode-se, atualmente, estudar a Ciência Espiritual sem adquirir a capacidade de clarividência; pode fazê-lo qualquer indivíduo que não obstrua o próprio caminho com preconceitos.
Se os homens estudarem a Ciência Espiritual em escala sempre maior, assimilando os conceitos e ideias que esta oferece, sua consciência despertará até o ponto em que certos acontecimentos não mais serão passados em sono, e sim vividos conscientemente.
Esses acontecimentos podem caracterizar-se ainda melhor, pois sabemos que no fundo é apenas algo preparatório para conhecermos a atuação dos Anjos. O principoal é que três fatos se realizem em dado momento, embora - dependendo do comportamento humano - esse momento possa chegar mais cedo ou mais tarde, ou, na pior das hipóteses, não chegar, em absoluto. Mas o que deve acontecer é que o mundo dos Anjos venha a mostrar à humanidadde Tres Fatos.
Em primeiro lugar, será mostrado como se pode, mediante um interesse humano direto, compreender o lado mais profundo da Essência do ser humano. Não deveríamos passar em sono o momento em que os homens receberão, do mundo espiritual e por intermédio do seu Anjo, um impulso destinado a provocar em cada um de nós um interesse mais profundo pelos outros seres humanos do que aquele que atualmente experimentamos.
Esse aumento do nosso interesse por qualquer outro ser humano não deverá desenvolver-se de maneira subjetiva e comodamente, como é normal acontecer, e sim de uma maneira súbita: quando o mundo espiritual revelar ao homem certos mistérios..
Refiro-me, com isso, não a qualquer afirmação teórica, e sim a algo muito concreto: com efeito, os homens aprenderão algo suscetível de interessá-los em qualquer outro ser humano. Este é o primeiro fato, uma conquista importante da Vida Social.
Em segundo lugar, ocorrerá que do mundo espiritual os Anjos demonstrarão aos homens, de maneira irrefutável, que o impulso de Cristo lhes traz, além de tudo, a mais completa Liberdade Religiosa, e que o verdadeiro cristianismo será aquele que possibilitar essa liberdade.
O terceiro fato será o irrefutável discernimento da Natureza Espiritual do Mundo.
"Conforme já disse, esse acontecimento deve realizar-se de tal modo que, de certa maneira, a alma-da-consciência dele participe. É isso que deverá acontecer oportunamente na revolução futura do ser humano, pois o seu Anjo o prepara através de imagens no seu corpo astral"... [Extraído de 'Qual é a Atividade do Anjo em Nosso Corpo Astral?'. Palestra proferida por Rudolf Steiner em Zurique, em 09 de outubro de 1918. Tradução de Rudolf Lanz].
Click abaixo no Coração-de-Luz e conheça tb.:
Luz, Amor e Paz! (Campos de Raphael).
[Março, 21.2015. Rio das Ostras/R.J. ].
|
|